segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Kraft, o primo pobre dos papéis

Olá, tudo bem com você?

Hoje vou falar de papel kraft, também conhecido como papel pardo, papel molde, de embrulho, de envelopes e tantos outros nomes.

  King Cobra - Ronald Koh dobrado por Anderson Bg
 papel kraft monolúcido 80g/m², tamanho 0,15x4,00m


Cada fabricante costuma criar um nome, um apelido para o papel kraft e há também a diferença na matéria prima e no processo de produção, o que significa: tem que testar pra saber se serve para origami.

O papel kraft é encontrado nas mais diversas gramaturas, de 60gr ate 400gr e maiores, muito resistente a rasgos,talvez uma de suas maiores qualidades (pode desdobrar e dobrar a vontade) porem a sua memoria (capacidade de manter as dobras) é fraca, quanto as cores, há pouca  disponibilidade no mercado (marrom, branca, amarelo ocre).

O preço é muito bom, pode ser encontrado em folhas A1 por menos de R$ 1,00 e esta presente no nosso dia a dia. Wetfolding? Não se iluda.

Sabe aqueles envelopes grandes? Então é kraft.

Sacos de papel daqueles que a padaria usa? É kraft.

Saquinho de pipoca? É o semikraft(Opa) ou o kraft branco.

Em minhas pesquisas (/fuckyeah!) pela net, e através de informações de fabricantes e gráficas cheguei a uma conclusão: não há um padrão  quando o assunto é papel kraft, e você pode comprar um papel e receber outro, mais um motivo para testar amostras, ou comprar por indicação.

O papel kraft hoje vendido no Brasil poderia ser dividido em 3 tipos:

Kraft Monolúcido

Pode ser encontrado em bobinas e em folhas. Feito com matéria prima 100% virgem, com gramatura inicial de 40gr, em bobinas pode chegar a 1,80mts. (aqui, quem se anima a comprar 250 mts?)

O mais comum é o de 80gr, fácil de ser reconhecido esse kraft tem um lado "brilhante", sempre encontrado na cor marrom.

Eu já vi sacos de pão com esse kraft, quando você percebe um verniz do lado de fora do saco, e geralmente há umas listras em baixo relevo. É o kraft monolúcido de 60gr.

Nenhuma papelaria, ou gráfica que tive contato souberam do que eu estava falando quando perguntei sobre kraft monolúcido, somente quando mencionei: "um lado brilhante", consegui me fazer entender.

O King Cobra do Ronald Koh foi dobrado com esse kraft, sem nenhum tratamento pelo Anderson Bg.

A camada brilhante do kraft monolucido é ideal para fixação de fitas adesivas, sendo este usado principalmente para embalagem.

Pode ser comprado na Papel de Papel. 

Pardo liso
È encontrado mais facilmente em folhas A1 com gramatura de 125gr, fabricado com matéria prima 100% virgem, as gráficas utilizam esse kraft principalmente para sacolas, por não ter uma camada brilhante são utilizados para impressão grafica.

Esse papel é o preferido do Tico Volpato e do Norberto Kawakami entre os krafts.

Pode ser comprado na Papelaria Universitária. 

Semi Kraft
Feito com matéria prima parte virgem e parte reciclada, tem seu efeito memoria diminuido mais ainda. Esse papel geralmente é encontrado em bobinas de 60cm de largura na gramatura de 60gr. Ja vi em folhas A1, modelos dobrados com esse papel geralmente "desabam".

Seria a última opção a ser escolhida? Confira aqui alguns modelos dobrados pelo Ary Kamiyama em semi kraft.

Caballo - Roman Diaz - papel sanduiche semi kraft + aluminio
dobrado por Ary Kamiyama

Existe um kraft colorido fabricado pela Cromus, e segundo a empresa  tem 45gr, vendido em folhas, tem uma cor solida de um lado e o verso é metalizado. (o vermelho tem o verso dourado, o azul prata)

Pode ser comprado na Artescol .

Ancient Dragon - Satoshi Kamiya  
papel kraft 90cm, tratado com cmc dobrado por Alysson Marreiros

É isso, abraços e até a próxima.

12 comentários:

  1. Ótimo post! Obrigada pelas informações, Fernanda!

    ResponderExcluir
  2. Opa! Perdão! Não vi que agora o blog era compartilhado.Você e o Amaury são grandes nessa arte! Estou sentindo falta de seus origamis! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Yara, mas eu estou me esforçando para não ser tão grande. Se pelo menos tivesse ossos largos como a Fernanda ;-)

      Excluir
  3. Parabéns pelo post! Muito informativo e esclarecedor!Abraços aos dois!

    ResponderExcluir
  4. Realmente muito legal o post, achei que fosse só comigo que os vendedores de papelaria ficassem com cara de ponto de interrogação quando peço algum papel pelo nome certo. abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá, Fernanda. ôxi, gostei de saber sobre o papel Kraft. Ótima postagem. Tchau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou ^_^
      Todos os créditos do post vão para o Amaury.

      Excluir
  6. Obrigada por compartilhar a pesquisa! Abçs!

    ResponderExcluir
  7. Poxa! Estava procurando qual a diferença entre eles, pois vou fazer umas artes no chao de minha casa. Muito grata por disponibilizar este rico conhecimento!😙

    ResponderExcluir
  8. Papel Kraft e papel Pardo são coisas distintas e com características mecânicas muito diferentes. A única similaridade é o tom marrom e às vezes são usados e comercializados erroneamente.

    ResponderExcluir